Notícias



HOMENAGEM DA REVISTA DIGITAL FORMAÇÃO EM DIÁLOGO À PROFESSORA MAGDA SOARES

Magda Soares, professora da Faculdade de Educação da UFMG, tem uma trajetória que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade de educação no Brasil. Magda morre aos 90 anos de idade e até essa idade estava fortemente envolvida em pesquisas sobre alfabetização / letramento / alfabetismo / analfabetismo no Brasil.

Magda publicou em 1986 o livro "Alfabetização e linguagem". Nele, sem discutir métodos de alfabetização, Soares discute a materialidade do trabalho da professora alfabetizadora, a linguagem e sua relação com a sociolinguística, saindo da relação da língua por ela mesma, da língua somente como estrutura. Estabeleceu um debate político, social, relacional de língua e estruturas de poder, um debate ainda novo na área de alfabetização e linguagem. Magda instaura o debate e forma uma, duas, três, quatro gerações de professoras alfabetizadoras que não mais separam a estrutura de língua de suas relações de poder.

Magda, mulher da classe média-alta, conhece a alfabetização dos desprestigiados socialmente no seu fazer/entrar em salas de aulas para pesquisa e para que os resultados dessas pesquisas dialoguem conosco, docentes em ação, pelos livros que publicou, inclusive livros didáticos para pensarmos/repensarmos o nosso fazer em sala de aula.