Nº 7 - Dossiê: Práticas em Avaliação e Currículo na Educação Básica: Insurgências e Resistências


Revista Digital Formação em Diálogo – ISSN 2317-0794

Rio de Janeiro, vol. 3, nº 7, setembro de 2020.




SUMÁRIO

 

APRESENTAÇÃO

 

1.

As práticas curriculares e avaliativas e o lugar da escola em tempos de mudança – p. 1

Por Claudia de O. Fernandes – UNI-RIO (organizadora)

 


 

 


ARTIGOS

 


SEÇÃO I


POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES E AVALIATIVAS E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

 

2.

A avaliação como tema necessário nas escolas brasileiras – p. 6

Rodrigo de Souza Pain e Walace Ferreira


3.

A prática docente na política de provas bimestrais – p. 17

Andréa Costa Tubbs e Giselle Penna Villa


4.

Continuidades de políticas pedagógicas na organização dos sistemas de ensino para alfabetização escolar – p. 30

Elaine Constant, Maria Elisa de Almeida, Jefferson William da Conceição e Isabella Cavalo


5.

Avaliação da educação infantil e asq-3: um olhar crítico – p. 41

Renata da Silva Souza e Henrique Dias Gomes de Nazareth

 

 

 

SEÇÃO II

COTIDIANOS ESCOLARES E POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS CURRICULARES E AVALIATIVAS


6.

Uma cena cotidiana qualquer: a importância do olhar atento para a prática avaliativa curricular – p. 52

Bonnie Axer e Yasmin Barros de Barros Oliveira


7.

Reflexões sobre alfabetização e cibercultura em tempos de aulas remotas – p. 63

Izabella Marques Corrêa


8.

Práticas avaliativas para as aprendizagens da matemática na sala de aula: possibilidades, intencionalidades e dificuldades – p. 73

Luiza Cristina Gatti Peralta

 

 

 

 

 9.

Currículo, reprovação escolar e performatividade: investigando as possíveis causas de retenção no ensino médio - p. 85



 Aline de Souza Viana e Rafael Valadão

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA


 

10.

Escola Tia Ciata, um espaço de articulação entre escolaridade, trabalho e vulnerabilidade social, um desafio ainda para os dias de hoje – p. 96


Áurea Cristina Ramos de Novaes

11.

Reflexos de um processo de formação e autoformação na prática docente em EJA – p. 104

Francinete Nascimento dos Santos e Renato Pontes Costa

 

 

 

 



RESENHAS


 

12.

FERNANDES, Claudia de Oliveira (org). Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez, 2014. – p. 112


Claudia de Souza Lino e Nízia Ponte

 

13.

ESTEBAN, M.T. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. - 2.ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2000. – p. 116

Elisete Sabino de Oliveira

 


Nenhum comentário: