Nº 6 - Dossiê O currículo de História e Geografia no Ensino Fundamental

 

Revista Digital Formação em Diálogo – ISSN 2317-0794

Rio de Janeiro, vol. 3, nº 6, junho de 2020.



SUMÁRIO

 

APRESENTAÇÃO

 

1.

UMA CONVERSA COM HISTÓRIAS E GEOGRAFIAS: CURRÍCULOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Allan Rodrigues e Lorelay Brandão (orgs)

 

 

 

2.

ENTREVISTA

 

 

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: ALGUNS DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Allan Rodrigues e Lorelay Brandão entrevistam Ana Maria Monteiro

 

ARTIGOS

 

3.

ALFABETIZAÇÃO E CARTOGRAFIA: ENTRE LEITURAS E REPRESENTAÇÕES DE MUNDO

Lorelay Brandão Façanha,

Monica dos Santos Toledo e

Edna Regina da Silva Aguiar Arruda

 

4.

REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NOS ANOS INICAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Andriele Pancheski Gomes,

Stéfanie Aparecida Ferraz e

Viridiana Alves de Lara-Silva

 

5.

NARRATIVAS DAS PROFESSORAS DE ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DO COLÉGIO PEDRO II

Camile Jantalia Barbosa e Maria da Conceição Vicente de Almeida

 

6.

O LUGAR DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA LOCAL NO LIVRO DIDÁTICO: UMA BREVE DISCUSSÃO METODOLÓGICA

 

Marcos Araújo Costa

7.

DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: DECOLONIALIDADE E VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Beatrice Rossotti

8.

“QUE PAÍS É ESSE?”: A “GEOGRAFIA DO BRASIL” NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Hilton Marcos Costa da Silva Junior

 

9.

EXPEDIÇÃO À PARATY: CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA

Camila Costa Gigante e  Thais Vianna Maia

 

 

 

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

10.

ESCOLATLAS: PRODUTO DE UMA EXPERIENCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Daniel Luiz Poio Roberti, Mara Edilara Batista de Oliveira, Eliane Melara, Anderson Mululo Sato e Matheus Goveia

 

11.

EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO NO TRECHO SAN MIGUEL DE TUCUMÁN-TAFÍ DEL VALLE E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE

Soênia Maria Pacheco, Ana Isabel Rivas e Ana Gabriela Aguiar



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Nenhum comentário: