Nº 10: Dossiê: Diálogos sobre Práticas Formativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental





TÍTULOS

AUTORES

APRESENTAÇÃO

 

Diálogos sobre práticas formativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Alessandra Santos; Cristiane Oliveira e Jonê Baião (coord.)

ENTREVISTA

 

Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: construção de pontes

Ana Lucia de Souza entrevista Flávia Miller Naethe Motta

ARTIGOS

 

Uma carta para minha avó: o trabalho por projetos em uma creche municipal do Rio de Janeiro em diálogo com a formação no programa de Residência Docente do Colégio Pedro II

Cristina Zappa e Mayra Souza

Práticas educativas de uma escola comunitária: relatos de uma pesquisa no Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti

Ana Lucia Gomes de Souza e Flávia Motta

Identidades e a forma escolar diante de um mundo de imagens e tecnologias em tempos de ensino remoto

Alessandra Pinheiro e Juliana de Macedo

A violência simbólica e a relação adulto/criança: processos formativos nos cotidianos da educação infantil e ensino fundamental em Macaé-RJ

Alessandra Martins e Luis Carlos Martins

Tecendo diálogos entre a prática docente e as narrativas das crianças na Educação Infantil

Leilane Vieira e Natalia Bernardo

EXPERIÊNCIAS

 

A invasão estética das crianças: imagens curriculares do encontro da infância com a escolarização

Bianca da Silva

Uma experiência materna na alfabetização de criança com TEA durante a pandemia do Covid-19

Mariana Abramo

Do certinho e previsível ao mundo das incertezas: será possível transformar o caos em momento de aprendizagem?

Priscila Sá

Ensino remoto emergencial e autismo: reflexões e (des)construções

Edna Aguiar e Gabriel Murillo da Cruz

Diversificação das atividades didáticas: análise de uma situação experimental entre diferentes salas dos anos iniciais

Giulianny Marinho e Aryadne da Silva

Residência na Escola Básica do ISERJ: As Ações Colaborativas dos Estudantes Residentes para o Ensino Remoto

Alessandra Pinheiro; Clarisse Araújo; Daniela de Abrantes e Maria Eduarda de Moraes

A experiência da docência compartilhada em tempos pandêmicos

Amanda Taranto e Andreia Passos

ARTIGO/MONOGRAFIA

 

A importância da leitura para enfrentar as dificuldades de aprendizagem em tempos de pandemia no município de Senador Alexandre Costa – MA

Erivan Ferreira; Ester Coutinho; Josilene Silva;   Vanilda Silva e Vilma Dias

RESENHA

 

Lute como uma princesa - conto de fadas para meninas feministas

Maryluci Ribeiro