Nº 9 - Dossiê: Educação Matemática: itinerários de pesquisas e práticas no ensino fundamental



TÍTULOS

AUTORES

Apresentação

 

Educação Matemática no ensino fundamental: um diálogo em múltiplas vozes ........................................................................................................

Cláudia Barreiros e Joelson de Almeida (coord.)

Entrevista

 

Alfabetização e matemática: estabelecendo relações entre o cotidiano e a formação de professores .............................................................................

Noemita R. da Silva entrevista Antônio Alberto de Oliveira Santos

Artigos

 

Investigação do pensamento algébrico na resolução de equações do 1º grau com uma incógnita na perspectiva da análise de erros em uma escola pública em tempos de pandemia .................................................................

 

André Luis Ferreira e Bruna Duquia

Investigando o conhecimento de estudantes do 5º ano sobre a grandeza comprimento ...............................................................................................

Maria de Azerêdo e Samara Gomes

Lógica e literatura: que lição nos traz Alice ...............................................

Éllida Lima e Joelson de Almeida

Matemática em uma dimensão interdisciplinar: leitura e escrita de poesias e paródias ....................................................................................................

Elita de Lima e Luciene Pires

Reflexões e possibilidades para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental ....................................

Bruno Carolino; Ramaira Ramos e Sabrina Kiffer

Um episódio de ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental ................................................................................................

André de Lima e Joelson de Almeida

Relatos de Experiência

 

Aprendendo sobre os números no Clube de Matemática ...........................

Roselia Carvalho e Wellington Cedro

Relatando uma experiência nos anos iniciais com o pensamento algébrico - as relações de equivalência ......................................................................

Ludmila Martins; Maria de Azerêdo; Mariana dos Santos e Yasmin da Rocha

Rodas de conversa com professoras e graduandas: o que aprendemos sobre práticas de ensinar e aprender matemática? ......................................

Alessandra Mendes; Aline Simião e Vania Leite

Teatro e Matemática: Primeiros passos de um curso de extensão ..............

Vinícius de Sant’ana e Maria Beatriz Porto

Uma experiência sobre atos desestabilizantes do modelo rígido e formal de ensino e avaliação em Matemática .........................................................

Joelson de Almeida e Mozart Edson Guimarães

Corrida de frações: refletindo sobre o ensino através do jogo ...................

Layla Mariana Coury e Luana Queiroz

Resenhas de livros

 

BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador ......................................................................................

 

André Luiz de Oliveira

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos ...............................................................................

 

 

Vinicius Ferreira