Nº 5 - Dossiê Inclusão


Revista Digital Formação em Diálogo – ISSN 2317-0794

Rio de Janeiro, vol. 3, nº 5, março de 2020.



SUMÁRIO 

 

APRESENTAÇÃO

 

1.

DOSSIÊ INCLUSÃO: ENTRE UNIDADE E DIVERSIDADE- p.1

Por Edicléa Mascarenhas Fernandes (organizadora)

 

 

 

 

ENTREVISTA

 

2.

“TUDO O QUE É EXTREMO MERECE REFLEXÃO, POIS ENTRE OS EXTREMOS HÁ CAMINHOS A PERCORRER E MERECEM SER DISCUTIDOS”- ENTREVISTA À PROFESSORA DOUTORA ROSITA EDLER CARVALHO – p.3

Por Edicléa Mascarenhas Fernandes e Felipe Vieira Monteiro

 

 

 

 

ARTIGOS

 

3.

O ALUNO HOSPITALIZADO E A RELAÇÃO COM O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: OS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE AS CLASSES HOSPITALARES – p.17

 

Vívian Padial Leão e Victor Vita de Morais

4.

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO DOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS – p.29

 

Cristina Maria Carvalho Delou e Josiane Aguiar Cerqueira Feliciano

5.

A RODA DE CONVERSA DA INCLUSÃO: POSSIBILIDADES – p. 42

Izaura dos Santos Almeida e Rejany dos Santos Dominick

      

6.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÕES OFERECIDAS PELA CASA DO PROFESSOR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU/RJ – p. 52

 

Maria Virginia Andrade Rocha, Nathalia Araujo de Sá e Renata Santana das Neves

7.

FAZER E SENTIR: PADRÕES EMOCIONAIS NA INCLUSÃO ESCOLAR E SUAS DECORRÊNCIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM – p. 64

 

Ana Carolina Lopes Venâncio, Denise de Camargo e Paula Maria Ferreira de Faria

8.

O SENSÍVEL E O CRIATIVO COMO PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO DA EJA EM CLASSE HOSPITALAR – p. 74

Genilda Alves Nascimento Melo, Fernanda Maria Oliveira Sousa e Tauá Alves Melo


9.

CONSTITUINDO COMUNIDADES DE PRÁTICA INCLUSIVA PELO VIÉS TEÓRICO DE WENGER, BOURDIEU E VIGOTSKI – p. 83

Ana Carolina Lopes Venâncio, Denise de Camargo,  Itamara Peters e Mariana Saad Weinhardt Costa


10.

A CONSULTORIA NO PROCESSO DE ENSINO DA AUDIODESCRIÇÃO A DISTÂNCIA – p. 92

 

Felipe Vieira Monteiro e Luciana Tavares Perdigão

11.

ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL EM BIBLIOTECA ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA – p.  104

 

Cintia Luciano de Paiva e Cládice Nóbile Diniz

12.

ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS: SUPERAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DOS SURDOS – p. 115

 

Ana Regina e Souza Campello, Bruno Pereira Hassib, Luiz Carlos dos Santos Souza e Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz

 

13.

ESCOLA HOSPITALAR E DOMICILIAR: ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS ACERCA DE UM CONTEXTO COMPLEXO DE ESCOLARIZAÇÃO – p. 133

 

Cristiane Silva de Jesus e Mary Valda Souza Sales

14.

“PROFESSORA... AÍ EU NÃO SEI O QUE É QUE EU ESCREVO!” – p. 146

Cláudia Cristina dos Santos Andrade e Luciane de Assis Almeida


15.

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E A INCLUSÃO ESCOLAR: ADEQUAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO  – p.  158

Andreia Alexandre da Silva Duarte, Eliana Marques Zanata, Guilherme Cortez Ervilha e Vera Lúcia Fialho Capellini

 

 

 

 

 

 

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

16.

SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E OUTRAS STORCHS: A EDUCAÇÃO PRECOCE COMO MODALIDADE DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – p. 171

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Flavia Varriol de Freitas, Luiz Antonio Souza de Araújo e Sandra Regina Barbosa.

 

17.

INTRODUÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE GUAPIMIRIM COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NO MUNICÍPIO  – p. 180

 

Jéssica Arantes de Azevedo e Sônia Moreira Araujo Paes

18.

DA INVISIBILIDADE DO ALUNO SURDO “INCLUÍDO” AO PROTAGONISTA DA AÇÃO NO PROJETO “LIBRAS VAI À ESCOLA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA” – p. 187

Brenda Nogueira dos Santos, Leticia Nogueira Barreto, Ludmila Veiga Faria Franco e Sara Henriques de Castro

 

19.

ESTÁGIO DOCÊNCIA ENSINO DE FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - O NOSSO CAMINHO – p. 195

Giulia Henriques Gomes Motta, Rebeca Raysa Viana Moretti e Laura Wichrowski Gauterio  


20.

POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE ESPAÇOS-NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA – p. 206

 

Simone Pereira Monteiro

21.

O COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA INCLUSIVA – p. 215

Alessandra Rolim da Silva

 

 

 

 

MONOGRAFIA

 

22.

A ABRANGÊNCIA DA PESQUISA SOBRE O USO DA AUDIODESCRIÇÃO EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL – p. 222

 

Daniela Ferreira Barbosa Ramos

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DE LITERATURA

 

23.

MONSTRO AMOR – A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR – p. 232

Janaína Oliveira Caetano e Vânia de Mattos Azevedo


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.